sexta-feira, 13 de abril de 2012

PEDRO CHARTERS D'AZEVEDO

"Escritas"
Técnica Mista
90x120 cm
2.000,00

Biografia: Nasceu em Lisboa a 3/11/46. Autodidacta, começou a desenhar e a pintar regularmente em 1998. Iniciou a sua actividade pública em 1999, dedicando-se em exclusivo à pintura a partir de 2000. Em 2001 frequenta o Curso de Pintura da “Sociedade de Belas Artes”.. Tendo até hoje realizado algumas dezenas de exposições.

Comentário: É Artista com A maiúsculo embora detentor de uma carreira tardia, mas levada muito a sério ao longo de jornadas de trabalho intenso (costuma dizer que deixa a inspiração à porta do estúdio). Digamos que estamos na presença de um artista profissional exigente para consigo próprio, que investiga e experimenta técnicas, cultiva, desenvolve e recria temas utilizando linguagens de expressão diversificada. Honesta e profundamente considera que, no processo criativo “o que domina é sobretudo a escolha da forma que evite não só a banalidade como os erros de estilo”. Em dez anos de ciclo artístico tem percorrido muitos caminhos que vão desde um abstraccionismo libertário iniciático a formas mais figurativas e controladas, ou ainda exercícios quase puramente estéticos e decorativos onde os efeitos de luz induzem novas sensações, como se estivéssemos na presença de novíssimos materiais de construção. E a temática abundante soma e segue: florais,, manchas significativas, urbanidades, danças, corpos de mulher e outros simbolismos diversos e não especificados.
O Pedro Charters d’Azevedo, neste curto período em que se revela artista a 100%, torna-se credor da veneração artística que muitos já lhe tributam e cria novas responsabilidades ao deixar-nos na expectativa da sua permanente evolução que, por certo, nos surpreenderá.

Armando Taborda

Sem comentários:

Enviar um comentário