sábado, 14 de abril de 2012

MÁRIO COUTO

"Panorâmica Porto"
Óleo em tela com espátula"
50x70 cm
750,00

Mário Couto nasceu em Vila Nova de Gaia em 1950, onde reside.

Cursou Contabilidade e estudou Literaturas Modernas, licenciando-se em Línguas em 1974. Em 1978 concluiu o Curso Complementar da antiga Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, frequentando depois, sem concluir, o Curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Pinta desde 1976, altura em que juntou as Artes Plásticas às Letras. Utiliza geralmente a técnica de pintura a espátula e tem preferência pelos óleos sobre tela. A paisagem e o figurativo são opções que dominam o seu Acervo pessoal de Arte.
Tem vindo a expor um pouco por todo o país (V. N. Cerveira, Viana do Castelo, Melgaço, Póvoa de Varzim, Trofa, Valongo, Felgueiras, Lixa, Vila Real, Resende, Porto, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, Viseu, Aveiro, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Oliveira do Bairro, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Estoril, Cascais, Sintra, Albufeira, etc.).
Expõe individualmente em Espanha, França, Argentina, Chile, Suíça e Suécia. Tem integrado algumas exposições colectivas no estrangeiro, como por exemplo: Itália (Bienal de Arte de Florença), Argentina (Bienal de Buenos Aires) e Brasil (Bienal de S. Paulo).
A sua obra multifacetada e vasta está representada em dezenas de colecções privadas e públicas não só em Portugal como na Europa e América do Sul.
Dá preferência aos temas paisagem e figurativo, sendo contudo bastante diversificado. É um pintor de temas clássicos, que sabe definir os conteúdos e de técnica bem contemporânea. Nos trabalhos figurativos pinta belas motivações cheias de profunda espiritualidade, que lhe dão a dignidade de grande pintor, um pintor a sério.
É um pintor naturista, humanista, metafísico.
Paralelamente ao trabalho na pintura, é também escritor, tendo editado alguns livros de crónicas e de poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário