"Praia de
Peniche"
Aguarela
29x39 cm
2.000,00
€
"Ponte Luis I -
Porto"Serigrafia
45x42,5 cm
150,00 €
"Tempestade no Douro"
Serigrafia
30x22 cm
150,00 €
António-Lino da Veiga Ferreira Pedras nasceu em
Guimarães em 1914.
Depois do curso dos Liceus fez o curso do Magistério
Primário, tendo 16 valores em exame de estado.
Frequentou durante 2 anos o curso de desenho da
escola de Belas Artes do Porto, com altas classificações, até ser nomeado
professor efectivo do ensino primário.
Regressou à Escola de Belas Artes em 1951 onde
terminou o curso superior de Pintura com 19 valores e
1945.
Foi discípulo dos mestres Teixeira Lopes, Acácio Lino
e Dórdio Gomes.
Foi professor de Ensino Técnico até 1949, exercendo
nessa altura na Escola de Artes Decorativas de António Arroio de Lisboa; partiu
para Espanha, França e Itália, onde permaneceu até 1965.
Percorreu todas as grutas pré-históricas de Espanha e
França.
Estudou tapeçaria em Espanha, França, Bélgica, vitral
em Chartres (França) e Alemanha, mosaico em Florença, Ravenna e
Veneza.
Foi bolseiro do Estado Italiano através do Instituto
de Alta Cultura de Portugal.
Visitou, além dos principais Monumentos e Museus dos
Países já mencionados, os da Áustria, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha,
Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Grécia, Líbano, Síria, Palestina,
Turquia, Chipre, Norte de África e Inglaterra.
Fez uma numerosa colecção de apontamentos em desenho,
aguarela, monotipia, gravura e óleo, dos países em que viveu, obra que expôs em
Portugal e no Estrangeiro. Já na sua primeira exposição individual no SNI
escrevia: “A Paisagem, o retrato, o pequeno apontamento, o desenho, a aguarela,
a gravura e o óleo, somente lhe interessam como meio de estudo. Tudo para
atingir uma finalidade: A grande Composição Mural” (in catálogo de Outono de
1948 – Lisboa). Nas quatro expressões de pintura mural, fresco vitral, tapeçaria
e Mosaico, se tem realizado principalmente a partir de 1952. Primeiro estudando
a obra dos grandes Mestres do passado; depois estudando toda a tecnologia destas
expressões e praticando-as em sistemático trabalho de
oficina.
Isso permitiu-lhe conhecer a riqueza e as limitações
que cada expressão artística nos pode dar, sem surpresas e alterações possíveis
a quem se não integrou no Fresco, no Vitral transporta em cal, vidro, lã ou
pedra…
Tomou parte no Congresso Internacional de S. Furtoso
em Braga, onde apresentou a comunicação: A Evolução dum sistema arquitectónico
da Construção do Séc. IV de Júlia Concordia Sagitacia à Construção do Séc. VII –
Dume: das Capelas Tumulares do Séc. I aos Baptistérios do Séc. XI. Colaborou com
cartões para Grandes Composições musivas (1.000 m² ) com a vida do Infante D.
Henrique, com os grupos que foram classificados em 2º e 3º lugar no concurso
para o monumento de Sagres.
Fez 18 palestras no Vaticano sobre Arte Religiosa das
Catacumbas à Arte Moderna (Um verdadeiro curso de Arte Cristã, como escreveu uma
alta personalidade religiosa em carta para S. S. Pio XII). Foi felicitado
pessoalmente por S. S. Pio XII.
Fez vários desenhos deste Pontífice no Vaticano e
em Castel
Gandolfo.
Tem escrito artigos sobre arqueologia, História e
Crítica de Arte e colaborado artisticamente com desenhos e gravuras em Jornais e
Revistas nacionais e Estrangeiras.
Colaborador efectivo da Enciclopédia da Editorial
Verbo, na secção de Belas Artes.
Tem dirigido e ilustrado Livros de Literatura e
Arte.
Fez uma conferência sobre Nossa Senhora nas Artes
Plásticas, nas comemorações nacionais do Cinquentenário de Fátima. Pertence
desde Jovem à Sociedade de Arqueologia de Martins Sarmento,
Guimarães.
Identificou a Casula riquíssima, sob cartão de
Botticeli, do Museu de Poldi, Pezzoli de Milão, como sendo dum Infante da Casa
de Aviz de Portugal, o Cardeal D. Jaime.
Descobriu no armazém do Museu de Messina uma grande
composição de grande interesse para o estudo do Politico encontrado
em S.
Vicente de Fora.
De tudo isto deu conhecimento e entregou fotografias
ao senhor Dr. João Couto, Director do Museu de Arte
Antiga.
Seleccionado pelo Escritor e Filósofo de Arte Prof.
Leonello Venturi, fez uma exposição individual no antigo «Estudio» de Frei
Angelico, em Roma.
Comunicou ao Superintendente das Belas Artes, Prof.
Bertini Calomo, com quem manteve correspondência, a descoberta duma constante
Fisionómica, desde a sua primeira obra de encomenda o Anjo Candelabro de S.
Domingos de Bolonha, no S. Próculo, em algumas figuras do grupo das «PIETÀ», no
David, ais retratos de Miguel Ângelo da «Galeria Delgi Uffizi» de Florença, da
Escultura do Louvre e do Desenho de Francisco de Holanda, que foi declarada de
muito interesse.
Dirigiu várias visitas aos Museus de Roma e Vaticano
com alunos da Universidade Gregoriana; e a pedido do Colégio Pontifício
Português fez várias palestras sobre Arte, mantendo prolongados diálogos com a
assistência.
Deu uma lição sobre arqueologia e dirigiu uma visita
ao museu arqueológico de Belém, um curso de cultura para professores do ensino
primário oficial.
Faz parte de um pequeno grupo de Guimarães que
apresentou um plano, que deu origem ao programa das comemorações centenárias de
1940.
Prestou provas no concurso para professor da ESBAL em
1964, onde exerceu o ensino de Tecnologias de Pintura até atingir o limite de
idade em 1984.
Foi fundador do grupo do Porto que realizou a série
de Exposições dos Independentes desde 1943 no Porto, Coimbra, Braga e
Lisboa.
Foi sócio fundador do movimento de renovação de Arte
religiosa.
Foi Director dum Semanário Nacionalista em Guimarães,
que sempre lutou pela Salvaguarda do património da Região, e deu importância aos
problemas da Arte.
Foi prémio das 3 Artes a nacional de Desenho e tem
obras suas em Museus e em Colecções Particulares
Nacionais e Estrangeiras.
Foi aluno de Filosofia, de Leonardo Coimbra. Foi
convidado pela Dr. Arão de Lacerda para seu assistente de História de Arte
quando Prof. da Fac. de Letras, da Universidade de Coimbra, não se concretizando
pelo seu falecimento. Possui na sua biblioteca alguns Possui na sua Biblioteca
alguns Milhares de Livros sobre Filosofia, História D'Arte, Monumentos,
Artistas.e Escolas, Monografias de Arte, Museus, Estética, Técnicas `D'Arte,
Biografia. Iconografia, Exposições de Arte e Revistas de Arte; Além de
numerosos Livros de Literatura, Religião, Turismo e Escritores Gregos e
Romanos. Em Vitral, Mosaico; Tapeçaria e Fresco tem realizado até agora cerca de
mil metros quadrados, em Igrejas, Palácios de Justiça, Camaras Municipais,
Palácios Nacionais e casas particulares em Portugal e no estrangeiro,
nomeadamente na grande Basílica de Nazareth (Terra Santa, Israel) e, na Basílica
de Damasco, na Síria Tomou parte na organização do congresso Histórico da
Colegiada de N2 Sá da Oliveira onde apresentou duas comunicações. Foi edi tada
agora Pelo Instituto Fontes Pereira de Melo, que lhe deu o Prémio Amaro da
Costa, a Monografia de Guimarães e seu termo.
-º-º-º-º-º-º-º-º-º-º-º-
Terminou o curso superior de Pintura na
E.S.B.A.P. com 19 valores em 1945.
Estudou tapeçaria em França, Espanha, Bélgica,
Alemanha, mosaico em Florença, Ravena e Veneza.
Foi bolseiro do Estudo Italiano através do
Instituto de Alta Cultura de Portugal.
Colaborou com cartões para grandes composições
musivas com a vida do Infante D. Henrique com os grupos que foram qualificados
em 2º e 3º lugar no concurso para o Monumento de Sagres.
Fez 18palestras no Vaticano sobre Arte
Religiosa das Catacumbas à Arte Moderna.
Colaborou na secção de Belas Artes, da
Enciclopédia da Editora Verbo.
Pertence à Sociedade de Arqueologia de Martins
Sarmento – Guimarães. Exerceu o ensino de Tecnologia da Pintura no E.S.B.A.L.
desde 1964 até 1984.
Expôs individualmente no antigo estúdio de Frei
Angélico em Roma, na Lóios Galeria no Porto.
Fez parte do grupo “Os Independentes” e com
eles realizou várias exposições.
Foi sócio fundador do movimento da renovação da
Arte Religiosa.
Foi Director de um Seminário Nacionalista de
Guimarães, que sempre lutou pela salvaguarda do património da religião.
Foi prémio das 3 Artes e Nacional de
Desenho.
Tem obras em Museus Nacionais e
Internacionais.
Tem obra em vitral em Igrejas, Palácios da
Justiça, Câmaras Municipais, Palácios Nacionais e casas particulares em Portugal
e no estrangeiro nomeadamente na Basílica de Nazareth – Terra santa, Damasco –
Síria.
Fez parte da 1ª Comemoração do Cinquentenário
do Grupo dos Independentes, em Maio/Junho, 1993, na Lóios Galeria Porto.
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