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Garizo do
Carmo nasceu em 1927, em Lisboa.
Frequentou
Arquitectura na E.S.B.A.P. de 1944 a 48.
Aluno
Voluntário em Pintura dos Mestres Joaquim Lopes e Dórdio Gomes.
Fez parte do
grupo dos independentes do Porto com Fernando Lanhas, Júlio Resende, Martins da
Costa, realizando com estes em colectivas – 1º Salão de Arte Abstracta e
Independentes do Norte – 45/48.
Contacta com
Júlio Pomar e nadir Afonso entre outros.
De 1948 a 1954
frequentou a Escola de Belas Artes de Toulouse, Grenoble e a sessão de
Arquitectura da Escola de Paris – Atelier Zavaroni – especializando-se,
simultaneamente, em cerâmica.
Frequenta, na
mesma época, em pintura e gravura, a “Grande Chaumière”.
Contactos
permanentes em Paris com Costa Camelo, Canto de Maria, Francis Smith e M. H.
Vieira da Silva.
Instala, em
Paris, uma oficina de Cerâmica e, em concurso para residentes estrangeiros,
obtém uma Bolsa de Estudo do Governo Francês, trabalhando durante dois anos a
Manufacture Nationale de Sèvres.
Dedica-se às
Artes Gráficas, trabalhando em cartaz, como “free lancer” ombreando com Colin
Savignac.
Substituiu o
pintor Paulo Ferreira como decorador da casa de Portugal em Paris e toma
conhecimento da obra de Amadeo de Souza Cardoso, através das relações com a
viúva do pintor (então funcionária daquele organismo) em 1949/50.
Expõe cerâmica
em Paris – 1952.
Retorna a
Portugal em 1954 e expõe individualmente cerâmicas na S.N.B.A. e cartazes na,
hoje extinta, Galeria Artes e Letras.
Dirige uma
secção de cerâmicas artísticas na Fábrica de Sacavém, onde realiza diversos
“cartões” de Ribeiro de Paiva e um grande conjunto mural para o Cinema S. Jorge
na cidade da Beira.
Regressa a
Moçambique em 1956 e expõe cerâmica e cartazes em Lourenço Marques e
comparticipa em trabalhos de arquitectura, pintura e escultura nos Pavilhões da
Exposição das Actividades Económicas de Moçambique. Contactos, nessa data, com
Câmara Leme, Costa Pinheiro, Fernando Azevedo, Vespereira e Nuno
Sanpayo.
Trabalha com o
arquitecto Pancho Miranda Guedes, Tinoco e outros. Até 1962 desenvolve
actividade profissional, na cidade da Beira, nos campos da arquitectura,
decoração, pintura, escultura e artes gráficas, deixando numerosos trabalhos em
Manica e Zambézia.
Decoração do
Pavilhão de Moçambique na 1ª Feira Industrial de Luanda. Actividades directivas
no Centro Cultural e Arte e Cine Clube da Beira, praticando, como amador, cinema
de ensaio e animação (16mm).
Sob convite e
em concurso com o pintor britânico Jonh Piper, ganha a opção e execução de um
vasto mural em baixo relevo policromado nos Arquivos Nacionais –
Salisbury.
Radicado desde
fins de 1962 em Lourenço Marques, inicia uma actividade gráfica no campo do
jornalismo como redactor-paginador e abraça o professorado
artístico.
Em 1964, em
concurso com outros artistas convidados, ganha a execução dum grande painel
mural no B.N.U.
Bolseiro na
Fundação Calouste Gulbenkian frequenta o “Post-Graduate Course” de Gravura e
Artes Gráficas e Fotografia na Slade School (London University College) sob o
ensino do aguafortista Anthony Gros e Bartolomeu Cid, de 1970-1972.
Retrospectiva
dos 25 anos de pintura, em Março de 1973 na Galeria Texto, em Lourenço
Marques.
Foi professor
do quadro, regendo no Ensino Técnico Profissional e Artes Decorativas (Artes
Visuais) – Escola António Arroio – 1962/1977.
Bolseiro do
Governo Polaco em Varsóvia 1979-1980 em Artes Gráficas, tendo trabalhado com
Hendrik Tomaszewsky, Urbvaniec, Kotarbinski e Wassilewski.
Bolseiro de
estado pela Secretaria de Estado da Cultura com o apoio do British Council em
Inglaterra – Mancherter e Londres – em fotografia de cena – 1985.
Convidado a
expor pelo Instituto f Education da University of London, na Galeria Logan, no
Outono de 1986 integrado nos 600 anos da aliança luso-britânica.
Expôs pintura
individual em Paris, Porto, Lisboa, Estoril, Beira, Lourenço Marques,
Johanesburg e Durban.
Colectivas de
pintura, gravura e cerâmica, fotografia e cartaz no Porto, Lisboa, Lourenço
Marques, Madrid, Paris, Roma, Brasil, Jugoslávia, Bulgária, Roménia, Estoril e
Cascais.
I e II
Exposições de Artes Plásticas.
Exposições dos
“anos 40” e “25anos da Cooperativa de Gravadores Portugueses” – Fundação
Gulbenkian.
Bienais de S.
Paulo, Lathen, Varsóvia, Belgrado, Brno, Califórnia, Cerveira, Yokohama (Japão)
e Vancouver (Canadá), Grafiporto.
Exposição
Internacional do Fantástico e Surrealismo.
EXPOSIÇÕES
INDIVIDUAIS
Cerâmica –
Paris – 1950
Cerâmica -
Lisboa – 1952
Cerâmica – L.
Marques – 1954
Cartazes –
Lisboa – 1952 e L. M. 1954
Pintura –
Bienal – 1961
Pintura –
Joanesburgo – 1962
Pintura – L.
Marques – 1964
Desenhos – L.
Marques – 1968
Pintura –
Estoril – 1969
Retrospectiva –
L. Marques – 1973
Pintura –
Lisboa – 1974
Pintura – Porto
– Lisboa – 1980
Pintura –
Lisboa – 1989
Pintura –
Estoril – 1992
Pintura – Porto
– 1992
Pintura –
Lisboa – 1992
EXPOSIÇÕES
COLECTIVAS
1ª Salão dos
Independentes – Porto – 1946
Salão de Arte
Abstracta – Porto – 1948
1ª Exposição de
Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian – 1964
1ª, 2ª, 3ª, 4ª
e 5ª Exposições dos Independentes – L. Marques 1963/68
Arte em
Liberdade – Lisboa – 1974
Arte Portuguesa
– Roma – 1975
Arte Portuguesa
– Paris – 1977
Arte Portuguesa
– Madrid – 1978
25 anos da
Coop. Grav. Portugueses – F. Gulbenkian – 1977
Gravura
Portuguesa – Exposição itinerante na Europa (Jugoslávia. Roménia. Bulgária) -
1976
Gravura
Portuguesa – Roma – 1977
Brasil –
1978
Inventario 2 –
S.E.C. – 1979
Editado pela
Cooperativa de Gravadores Portugueses
Exposição
nacional “Anos 40” F. C. G. – 1980
I – III Bienal
de Cerveira – 1980-82
Salão de
Primavera – Estoril – 84-85
I Exposição
Nacional de Desenho e Gravura – M. Ferreira Borges – Porto – a1985 –
premiado
Salão de
Pequeno Formato – Cascais – 1985
Colectiva de
Reabertura – Galeria Tempo – 1985
Colectiva
Galeria Fonte Nova – 1985
Colectiva Exp.
António Arroio S.N.B.A. – 1986
Colectiva
Galeria Diagonal – 1984
Exposição
Internacional do fantástico e Surrealismo – 1984
Salões Pequeno
Formato Gravura Aguarela e Outono – Casino Estoril 1985/1992
BOLSAS
Bolseiro
Governo Francês – 1950/52 na Manufacture Nationale de Sèvres – Institut Superior
de Cerâmique – Paris
Bolseiro da
Fundação Calouste Gulbenkian – 1970/72 – na London University – Slade School –
Gravura Artes Gráficas e Fotografia
Bolseiro na
República Socialista Popular Polaca – Artes Gráficas (Teatro) – Varsóvia e
Cracóvia – 1979/80
Bolseiro do
Minist. Cultura e British Council – em fotografia de cena – Royal Exchange
Theatre e Batterssa Art Centre – Manchester – Londres – 1984/85
BIENAIS
S. Paulo – 1968
– Pintura
Varsóvia – 1978
– Cartaz
1977-79-81 –
Brno 1981-85 – Belgrado 83 – Varsóvia – 1979-86 Colorado U.S.A. – 1985 –
Vancouver – Canadá 1985 – Yokoama – Japão – 1985
Festival de
Tróia – 1985 (prémio)
Grafiporto –
1986
Concurso
Internacional 40 An iv Auschewich – 1984 – Menção Honrosa
Concurso
Internacional – Ano Internacional da Paz – Varsóvia – 1986
BIBLIOGRAFIA
BI Enciclopédia
Internacional Collières – 1964
Portuguese 20th Century Artists – Michael Tannock/Philmore – Londres
1978
Arte em
Portugal no século XX – José Augusto França – Lx. Bertrand 1974
História de
Arte em Portugal – Flórido de Vasconcelos – RTP 1972
Da pintura
Portuguesa – ensaios – José Augusto França – Ática 1960 (introdução a uma
retrospectiva da Arte Abstracta em Portugal)
Pintura e
Escultura em Portugal 190-1980
Rui Mário
Gonçalves - Biblioteca Breve. ICCP 1980
Estudos sobre
Artes Plásticas – Anos 40 – Fernando Guedes – Imprensa Nacional
1985
Lexicoteca –
Moderna Enciclopédia Universal – Circulo de leitores 1985
Dicionário de
Pintores e Escultores Portugueses – Fernando Pamplona 1989
História de
Arte em Portugal de Dr. Rui Mário Gonçalves – edições Alfa
in "50 Anos Depois"
Lóios Galeria
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